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Dialogando sobre o ensino da Educação Física: As Práticas Corporais de Aventura na escola
O Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) coordenado pelo docente do cefis Prof. Dr. Diego Luz Moura oferecerá o curso "Dialogando sobre o ensino da Educação Física: As Práticas Corporais de Aventura na escola" para os professores de educação física das redes de ensino de Petrolina, Juazeiro e região. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui e serão confirmadas posteriormente por email.
18/08/2018
Livro: "Pesquisa em Educação Física: perspectiva pedagógica e sociocultural em foco"
Foi lançado o livro Pesquisa em Educação Física: perspectiva pedagógica e sociocultural em foco. Esta obra está organizada em 3 partes: a realidade da pós-graduação na perspectiva sociocultural e pedagógica; multiplicidade de olhares das perspectivas sociocultural e pedagógica e um terceiro sobre ética nas pesquisas.
11/08/2017
Normas e Orientações para uso, manutenção e solicitação do complexo esportivo
Clique no link acima para ter acesso a notícia completa e fazer o download da cartilha referente a normas e orientações para uso, manutenção e solicitação do complexo esportivo.
12/12/2007
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Graduação (Bacharelado)
Perfil
O Curso de Bacharelado em Educação Física pretende formar alunos com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificados para o exercício profissional com base científica e intelectual e pautados no princípio ético. Os futuros profissionais deverão estar aptos a estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente na realidade em que vivem a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes expressões e manifestações das culturas do movimento humano e corporal.
O campo de atuação do Bacharel em Educação Física envolve as diversas formas de manifestações no âmbito das culturas do movimento humano e corporal por meio do exercício físico, das atividades esportivas, recreativas e similares – tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, musculação, entre outros exemplos – sejam elas formais ou informais. A partir disso, deseja-se formar profissionais capazes de trabalhar nesse vasto campo, aptos a coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, assim como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar pareceres técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas do exercício físico, do esporte e similares.
O graduado deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões das culturas do movimento humano e corporal, promovendo a formação, ampliação e enriquecimento cultural das pessoas, também para aumentar as possibilidades de adoção e manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Para isso, o futuro profissional deverá saber:
- (1) Estabelecer uma coerência entre a sua atuação e as necessidades e características da região e da comunidade em que atua;
- (2) Refletir, constantemente, de forma crítica sobre a sua prática com o intuito de melhorar a sua atuação;
- (3) Transformar o contexto social em que atua, buscando o desenvolvimento e o progresso do mesmo.
Carga Horária
Carga horária mínima de: 3200 horas (3840 h/a), composta por
- Carga horária de disciplinas obrigatórias: 2475 horas (2970 h/a);
- Carga horária mínima de disciplinas optativas: 285 horas (342 h/a);
- Carga horária mínima de disciplinas eletivas: 120 horas (144 h/a);
- Carga horária mínima de atividades extracurriculares/complementares: 200 horas (240 h/a);
- Carga horária mínima de núcleo temático multidisciplinar: 120 horas (144 h/a);
Duração
- Limite mínimo para integralização: Quatro anos;
- Limite máximo para integralização: Oito anos;
Matriz curricular
1º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Anatomia do Aparelho Locomotor | 60h |
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte | 60h |
Atletismo | 60h |
Biologia Celular | 60h |
Introdução à Educação Física | 60h |
2º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Crescimento e Desenvolvimento Humano | 60h |
Dança (Corpo e Cultura Corporal) | 60h |
Fisiologia Humana | 60h |
Metodologia da Pesquisa em Educação Física | 60h |
Psicologia do Esporte | 60h |
3º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Aprendizagem Motora e Controle Motor | 60h |
Fisiologia do Exercício | 60h |
Futebol e Futsal | 60h |
Medidas e Avaliação | 60h |
Pedagogia do Esporte | 60h |
4º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Biomecânica I | 60h |
Esportes de Raquete | 60h |
Gestão e Organização de Eventos Esportivos | 60h |
Ginástica Artística e Ginástica Rítmica | 60h |
Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo | 90h |
5º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Biomecânica II | 60h |
Ginástica | 60h |
Musculação | 60h |
Natação | 60h |
Núcleo Temático Multidisciplinar | 120h |
6º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Atividade Física e Doenças Crônico-Degenerativas | 60h |
Basquetebol | 60h |
Educação Física para Portadores de Deficiência | 90h |
Estágio Curricular Obrigatório I – Bacharelado | 135h |
Handebol | 60h |
7º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Estágio Curricular Obrigatório II – Bacharelado | 135h |
Lutas | 60h |
Políticas de Saúde Pública | 60h |
Voleibol | 60h |
TCC I | 60h |
8º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Capoeira | 60h |
Estágio Curricular Obrigatório III – Licenciatura | 135h |
TCC II | 60h |
Graduação (Licenciatura)
Perfil
O curso de Licenciatura em Educação Física pretende formar alunos com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificados para o exercício profissional com base científica e intelectual e pautados no princípio ético. Os futuros profissionais deverão estar aptos a estudar, pesquisar, esclarecer e a intervir profissional e academicamente na realidade em que vivem a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressões das culturas do movimento humano e corporal.
O campo de atuação do Licenciado em Educação Física envolve as diversas formas de manifestações no âmbito das culturas do movimento humano e corporal por meio do exercício físico, das atividades esportivas, recreativas e similares – tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, entre outros exemplos – sejam elas formais ou informais. A partir disso, deseja-se formar profissionais capazes de trabalhar por meio desse vasto campo, aptos a coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos na Educação: Básica, Profissional Técnica de Nível Médio e de Jovens e Adultos.
O graduado deve estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano e corporal, promovendo a formação, ampliação e enriquecimento cultural das pessoas. Para isso, o futuro profissional deverá saber:
- (1) Estabelecer uma coerência entre a sua atuação e as necessidades e características da região e da comunidade em que atua;
- (2) Refletir, constantemente, de forma crítica sobre a sua prática com o intuito de melhorar a sua atuação;
- (3) Transformar o contexto social em que atua, buscando o desenvolvimento e o progresso do mesmo.
Carga Horária
Carga horária mínima 2825 horas (3390 h/a), composta por:
- Carga horária de disciplinas obrigatórias: 1650 horas (1980 h/a);
- Carga horária mínima de disciplinas optativas: 330 horas (396 h/a);;
- Carga horária mínima de disciplinas eletivas: 120 horas (144 h/a);;
- Carga horária total dos estágios curriculares obrigatórios: 405 horas (486 h/a);;
- Carga horária mínima de atividades extracurriculares/complementares: 200 horas (240 h/a);;
- Carga horária mínima de núcleo temático multidisciplinar: 120 horas (144 h/a).;
Duração
- Limite mínimo para integralização: Três anos e meio;
- Limite máximo para integralização: Sete anos;
Matriz curricular
1º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Anatomia do Aparelho Locomotor | 60h |
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte | 60h |
Atletismo | 60h |
Biologia Celular e Bioquímica | 60h |
Dança | 60h |
Introdução à Educação Física | 60h |
2º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Crescimento e Desenvolvimento Humano | 60h |
Fisiologia Humana | 60h |
Fundamentos da Educação I | 60h |
Ginástica | 60h |
LIBRAS | 60h |
Teoria e Prática do Lazer | 60h |
3º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Aprendizagem Motora e Controle Motor | 60h |
Educação Física para Pessoas com Deficiência | 60h |
Fisiologia do Exercício | 60h |
Futebol e Futsal | 60h |
Pedagogia do Esporte | 60h |
Psicologia da Educação | 60h |
4º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Educação Física na Educação Infantil | 60h |
Fundamentos da Educação II | 60h |
Handebol | 60h |
Lutas | 60h |
Núcleo Temático Multidisciplinar | 120h |
Políticas Públicas em Educação no Brasil | 60h |
5º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Biomecânica | 60h |
Educação Física no Ensino Fundamental | 60h |
Funcionamento e Estrutura da Educação | 30h |
Tópicos em Educação Especial / Inclusão | 60h |
Voleibol | 60h |
6º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Basquetebol | 60h |
Estágio Curricular Obrigatório I – Licenciatura | 135h |
Educação Física no Ensino Médio | 60h |
Metodologia da Pesquisa em Educação Física | 60h |
Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo | 90h |
7º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Estágio Curricular Obrigatório II – Licenciatura | 135h |
TCC I | 60h |
Optativa / Eletiva | -- |
Optativa / Eletiva | -- |
Optativa / Eletiva | -- |
Optativa / Eletiva | -- |
8º Período
Disciplina | CH |
---|---|
Capoeira | 60h |
Estágio Curricular Obrigatório III – Licenciatura | 135h |
TCC II | 60h |
Optativa / Eletiva | -- |
Optativa / Eletiva | -- |
Optativa / Eletiva | -- |