Bem vindo(a) ao CEFIS!


 

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UNIVASF posssuem como base o “aprender a aprender” por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão

O ensino é baseado na relação indissociável entre a teoria e a prática, estimulando o aluno a refletir sobre a realidade social e sobre a sua atuação nesse contexto.

A pesquisa auxilia no desenvolvimento da criatividade e da análise crítica para auxiliar na atuação do futuro profissional.

A extensão proporciona momentos de diálogo, de reflexão e de intervenção na comunidade.

Consequentemente, o tripé – ensino, pesquisa e extensão – é desenvolvido de forma articulada, buscando sempre unir a teoria com uma prática contextualizada (prática como componente curricular).

 

Como ingressar no curso de Educação Física da UNIVASF?

Para ingressar nos cursos de graduação o estudante precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Enem como base para a classificação dos alunos.

A partir do processo seletivo 2013, a UNIVASF aderiu integralmente à Lei de Cotas (Lei N° 12.711/2012), que instituiu a adesão de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, classificados por renda familiar per capita e por critérios de autodeclaração racial (negros, pardos e indígenas). Desta forma, atualmente 50% das vagas para ingresso na Universidade são destinados aos cotistas e os 50% restantes são destinados à seleção via ampla concorrência.

Além disso, a UNIVASF também aderiu, recentemente, a Lei Brasileira de Inclusão, que institiu a adesão de reserva de vagas para estudantes com deficiência.

Destaques do Colegiado de Educação Física

Os docentes do Colegiado de Educação Física são altamente qualificados, com formação (Graduação, Mestrado e Doutorado) nas melhores universidades do país e com experiência teórica e prática.

Doutorado (91,3%)
Mestrado (8,7%)
Em relação ao regime de trabalho, todos os docentes possuem regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva.

Os cursos possuem cinco estrelas pelo Guia do Estudante e atingiram as seguintes notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE):

Bacharelado (nota 4)
Licenciatura (nota 5)
guia do estudante

O Colegiado de Educação Física possui as seguintes instalações que atendem as demandas de ensino, pesquisa e extensão:

cefis

- Complexo esportivo com área de 2.964 metros quadrados. Possui cobertura, iluminação e arquibancada; duas quadras poliesportivas equipadas para a realização de diversas modalidades (basquete, vôlei, handebol, futsal, tênis de campo, ginástica, etc;

- Sala de ginástica

- Sala de capoeira

- Sala de lutas

- Sala de dança

- Psicina semiolímpica

- Laboratórios

- Salas de aula

- Sala de treinamento resistido

- Salas de reunião, entre outros.


Vivendo por aqui

petrolina

O Município de Petrolina localiza-se na região nordeste do país, na mesorregião do São Francisco Pernambucano, encontra-se a aproximadamente 700 km de Recife e a 500 km de Salvador. Posição de importância estratégica, por ser equidistante das sedes das regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Teresina e Fortaleza.

De acordo com o último censo (2010) a população era de 293.962 pessoas e a população estimada de 2017 é de 343.219 pessoas.

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco e limita-se com os municípios Afrânio-PE, Dormentes-PE, Lagoa Grande-PE, Casa Nova-BA e Juazeiro-BA, O clima é semi-árido quente.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal da Unidade (IDHM2) de Petrolina em 2010 foi de 0,697 essa medida situa esse município na faixa de IDHM médio (entre 0,6 e 0,699). Dessa forma, em relação a todos os 185 municípios de Pernambuco, Petrolina encontra-se na 6ª posição.

Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal de Petrolina

campusede

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física são ofertados no Campus Centro da UNIVASF, localizado na região central de Petrolina - PE.

Inaugurado em 2008, o campus possui área de 125 mil metros quadrados, dispõe de amplo espaço físico, adequado ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. Compõem a estrutura do campus o prédio da Reitoria, Bloco dos Colegiados, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Auditório com capacidade para 120 pessoas, 23 laboratórios, 27 salas de aula e dois Núcleos Temáticos.

O campus ainda conta com o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) e um Complexo Esportivo com área de 2.964 metros quadrados. O espaço atende aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Educação Física, voltados tanto para a comunidade interna quanto para a externa.

A infraestrutura engloba duas quadras poliesportivas, quatro salas para atividades didáticas, vestiários e ambientes de apoio, como salas de professores e de coordenação.

conceito

Primeira Universidade Federal a ter sua sede implantada no interior do Nordeste, a Univasf surgiu com a missão de levar o ensino público superior de qualidade ao Semiárido, numa proposta ousada de estar presente, desde a sua origem, em três dos nove estados da Região Nordeste.

Sua origem remete à luta de homens do sertão que sonhavam com uma Universidade Federal às margens do rio São Francisco para proporcionar aos filhos da terra a oportunidade da formação superior sem que houvesse necessidade da migração para as capitais.

O primeiro processo seletivo discente ocorreu por meio de vestibular, que aconteceu em setembro de 2004 com a oferta de 530 vagas para 11 cursos de graduação e a participação de 11.789 candidatos.

No dia 18 de outubro de 2004, a Univasf deu início às suas atividades acadêmicas, numa solenidade realizada no Campus Petrolina do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet), hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Os candidatos aprovados no vestibular ingressaram em cursos ofertados nos campi localizados nas cidades de Petrolina, Juazeiro e São Raimundo Nonato.


O que você vai estudar Onde você vai estudar

Missão

A UNIVASF tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária na região do semiárido nordestino.

Contato

  • Telefone:
    (87)2101-6856
  • Email:
    cefis@univasf.edu.br
  • Univasf - Campus Sede Petrolina/PE, Brasil
    Av. José de Sá Maniçoba, Centro
    CEP 56304-205